sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O Valor da Biodiversidade


Ao longo das três últimas décadas, muitas definições diferentes de biodiversidade têm sido utilizadas. De um modo geral, Biodiversidade ou Diversidade Biológica são sinônimos referentes a todo tipo de variabilidade presente na vida dos organismos que evoluíram no planeta por milênios e que hoje partilham o planeta conosco seres humanos. Aliás, somos frutos desta.

Fotos: arquivo pessoal de Raquel Rennó Braga


 Quando falamos em Biodiversidade podemos nos referir à variabilidade de organismos vivos presentes dentro de um ecossistema incluindo ecossistemas terrestres, marinhos e outros. É importante ressaltar que nós seres humanos, diretamente e indiretamente, dependemos desta Biodiversidade. O mais importante deste conceito, talvez seja, o fato de que a biodiversidade é essencialmente parte fundamental ou sustentadora de uma série de “serviços ecossistêmicos” fundamentais para a existência e qualidade de vida de nós seres humanos como, por exemplo: manutenção da água limpa, polinizações e garantias de alimentos em longo prazo, pesca, mergulho e outros tipos de lazer, controle de pragas e medicamentos, muitos deles ainda não descobertos. A natureza produziu, ao longo dos milênios de evolução da vida no planeta, e ainda produz a grande maioria dos princípios ativos e medicamentos usados na indústria farmacêutica, passada, atual e futura.

Fotos: arquivo pessoal de Raquel Rennó Braga

Para efeitos de análise, valorização detalhada da Biodiversidade e para a criação de indicadores para medir ou monitorar as tendências, a maneira exata como a biodiversidade é definida, vai influenciar no que é medido e o mais importante em minha visão: como a sociedade reconhece efetivamente e valoriza este conceito e sua essência.  Este reconhecimento e a percepção da importância da Biodiversidade pela sociedade, em especial a biodiversidade marinha, é fundamental, pois:

i)   A biodiversidade está sendo perdida a uma taxa alarmante e jamais vista em eventos naturais de extinção geológica, o que de forma real representa um risco para a prestação de serviços ecossistêmicos.
ii)   A biodiversidade pode ser medida através da utilização de indicadores quantitativos, embora não exista nenhuma abordagem unificada.
iii)  A Convenção da Diversidade Biológica prevê um quadro jurídico global para a ação sobre a biodiversidade que é um instrumento fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e enfrentar a perda global de biodiversidade.
iv)   A biodiversidade também sustenta o funcionamento do ecossistema e da prestação de serviços dos ecossistemas. 

Creio que a “Famácia Marinha” é valiosa e mais que isso pode ser um instrumento poderoso que fará com que de forma clara a sociedade em geral perceba o poder da nossa biodiversidade que vai muito além de sua beleza cênica. Neste sentido, o número de substâncias com utilidade para nós humanos e seu valor bioquímico e econômico, podem se tornar instrumentos poderosos da valorização de nossa natureza.

Texto escrito por: Jean Vitule  - LEC- UFPR

Laboratório de Ecologia e Conservação, Departamento de Engenharia Ambiental, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail:biovitule@gmail.com

Referência utilizadas:
1- Convention on Biological Diversity (1992) Convention on Biological Diversity. Secretariat of the Convention on Biological Diversity, Montreal, Canada
2- Wilson EO (ed) (1988) Biodiversity. National Academy Press, Washington D.C., USA




Nenhum comentário:

Postar um comentário