domingo, 27 de julho de 2014

Renascendo em um novo mundo

Meu primeiro post foi sobre “Farmácia Marinha” e o arsenal terapêutico em potencial nos oceanos. Hoje vou falar do outro tema que completa o título do meu Blog: o Mergulho.
"Mergulhar pela primeira vez é renascer em um novo mundo". Essa frase é de Jacques Cousteau, um dos inventores do aparelho de respiração subaquática (Aqualung)documentarista, cineasta e oceanógrafo que se tornou mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa e suas filmagens subaquáticas que permitiram ao mundo, conhecer o que existia debaixo da superfície oceânica.
Raia em Bahamas. Foto: Arquivo pessoal.
Mergulhar nos permite conhecer um mundo de silêncio, cores, muita vida e vivenciar experiências fascinantes, mergulhando com inúmeras espécies e seres que fazem parte do nosso mundo e poucos tem oportunidade de ver. Comecei a mergulhar aos 15 anos de idade, com meu pai e meu irmão. Depois foi a vez de minha mãe e meu irmão caçula.
Meu pai (Mozart) mergulhando com minha mãe (Maria Aparecida). Foto: Arquivo pessoal
                 O mergulho autônomo é conhecido internacionalmente pelo termo SCUBA que significa "Self Contained Underwater Breathing Apparatus" ou aparato de mergulho que permite respirar em baixo d’água.  É um esporte contemplativo e o mergulhador precisa ser certificado por um órgão regulador para praticar o esporte de modo seguro. No curso de mergulho, o mergulhador receberá instruções específicas a respeito dos equipamentos, fisiologia e física do mergulho, tabelas de descompressão, planejamento e ambiente subaquático. Com um curso básico o mergulhador estará habilitado até os 18m de profundidade. Para ir mais longe, o mergulhador deve procurar realizar um curso de mergulho avançado que irá propiciar mais conhecimento e permitir realizar mergulhos noturnos e mais profundos (até 30m).  E as aventuras não param por aí, o mergulhador avançado poderá realizar outros cursos específicos como: Naufrágio, Caverna, Resgate, Nitrox, Trimix, mergulho profundo e multinível.
Mergulho em Fernando de Noronha. Foto: Arquivo pessoal
 Agradeço ao meu pai, que nos presenteou com o mergulho em nossas vidas e nos permitiu conhecer e apreciar um mundo submerso fascinante. Através do mergulho aprendemos a importância de se preservar o ambiente marinho e valorizar o poder de nossa biodiversidade. Agora é só praticar, curtir e voar muito debaixo d'água!

“Desde seu nascimento, o ser humano carrega o peso da gravidade sobre seus ombros. Ele está preso a terra, mas a única coisa que ele tem de fazer é afundar para debaixo da superfície da água e ele estará livre. Apoiado pela água, ele pode voar em qualquer direção – para cima, para baixo, para os lados – apenas com o movimento de suas mãos. Debaixo d’água, o homem se transforma em um arcanjo” – BRAD MATSEN  em “O Rei dos Mares”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário